quinta-feira, 24 de outubro de 2013

É possível emagrecer com mais de 70 anos ... e rejuvenescer!


Bom dia como está? Bem-disposta (o)? Espero que sim.

Apesar de já ser dietista há quase 20 anos, fico sempre muito FELIZ em conseguir ajudar as pessoas que me procuram, e de as ver a progredirem e a alcançarem os seus objetivos. E felizmente, as ciências da Nutrição e Dietética têm evoluído imenso, permitindo-nos ajudar a prevenir e a tratar um elevadíssimo número de doenças.  

Esta semana vi em consulta uma senhora de 71 anos que veio à sua 3ª consulta. Está a ser acompanhada por mim porque necessita de perder cerca de 20 Kg de gordura antes da sua artroplastia da anca (colocação de prótese na anca).

Já conseguiu eliminar 11 Kg de gordurinhas extra, e já se sente mais leve e cansa-se muito menos. As suas roupas já estavam larguíssimas e tiveram de ser apertadas.

É uma senhora com muita força de vontade, com uma vida ativa - trata de si e ainda ajuda familiares - e fiquei muito feliz quando ela me disse que já consegue fazer muitas das tarefas que antes fazia com muita dificuldade.

Uma das coisas que mais me deu alegria, foi o facto de me dizer que agora já toma o seu duche matinal com prazer, pois antes demorava muito tempo, e tinha que se deitar de seguida, durante alguns minutos, para se recompor do cansaço. Até a toma de um simples duche era uma terrível canseira e um processo doloroso! Agora já não! Toma duche, veste-se e segue com a sua vida em frente. Fantástico!

Esta senhora, devido à sua osteoartrite da anca muito avançada, não pode fazer caminhadas, nadar ou outros exercícios simples. E gosta muito de comer! No entanto, apesar do seu sedentarismo, conseguimos que esteja a emagrecer muito bem.

Os planos alimentares que tenho elaborado para ela, são sempre combinados em conjunto durante a consulta, têm em conta as suas necessidades nutricionais, o seu sedentarismo, as doenças de que padece e vão de encontro aos seus gostos pessoais.

Vou-a ensinando a comer melhor, mas sempre com base nos seus alimentos e pratos preferidos. Assim tudo se torna muito mais fácil, e os resultados são excelentes!
Uma excelente semana, cheia de saúde e boa disposição!

Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.

Nutricionista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.


Consulta de Nutrição Clínica
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.




 

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Espetadas Mediterrânicas



Bom dia, como está? Feliz Dia Mundial da Alimentação para si e para todos nós.

Cada vez mais estudos científicos, demonstram que uma alimentação saudável e adequada a cada caso é a base para se viver com saúde, qualidade de vida e durante mais tempo. Como tal, através de simples mudanças, podemos obter imensos benefícios para a nossa saúde e para a nossa vida.

Hoje, criei esta receita especialmente para si, que é deliciosa, saudável e muito fácil de preparar. Tem ainda a vantagem de ter poucas calorias, ser rica em ácidos gordos ómega 3, licopeno, luteína e caroteno, beneficiando a sua visão, o seu coração, a sua pele e a sua saúde em geral.

Bom apetite!

 Espetadas Mediterrânicas

Rendimento: 4 doses
Ingredientes: 2 Postas de salmão, 10 camarões descascados, 1 pimento vermelho grande assado, 4 dentes de alho picados, 2 colheres de sopa de azeite, o sumo de um limão, 1 colher de sopa de colorau, 8 tomates cereja, 8 cogumelos, salsa, sal e piripiri q.b.

 Preparação: Retire a pele e as espinhas das postas de salmão, e corte-as em cubos. Corte o pimento assado em pedaços.
Misture os dentes de alho picados com o azeite, o sal, piripiri, a salsa picada e o sumo de limão. Misture bem e reserve.

Em 4 espetos, coloque pedaços de salmão, pimento assado, camarões, tomate e cogumelos. De seguida coloque as espetadas num tabuleiro, e regue-as com o preparado elaborado anteriormente. Asse as espetadas no forno, virando-as quando necessário.

Observações: Poderá acompanhar estas espetadas com batata nova cozida com pele, e salada de alface roxa com cebolinho.

Feliz Dia Mundial da Alimentação, com muita saúde e boa disposição!

 

Saudações nutritivas,

Eduarda Alves.

Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas, da Associação Portuguesa de Dietistas e da Sociedade Portuguesa de Fitoquímica e de Fitoterapia.


Telefones: 21 432 55 15 / 96 550 44 48.

Copyright: © By Eduarda Alves, 2013. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.



quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O melão tem muito açúcar?



Bom dia estimados leitores, como vão? Espero que bem. Hoje, neste lindo dia cheio de sol, estou aqui para ajudar a esclarecer este mito, pois temos muitos melões, deliciosos e suculentos em Portugal, que devem ser devidamente saboreados.

 
Não, não tem muito açúcar. Este é um dos mitos relativos à alimentação das pessoas com diabetes (existem muitos!). O melão apresenta cerca de 6,5 gramas de hidratos de carbono (ou açúcares) por 100 gramas de parte edível (parte comestível), enquanto a maçã possui cerca de 12 gramas e a laranja, 11,7 gramas.

Como podemos ver, o melão contém quase metade dos hidratos de carbono apenas, comparado com a maçã e a laranja. No entanto há que ter em conta a quantidade ingerida (ver tabela de alimentos equivalentes na página 94 do Livro 100% SEM DIABETES, Eduarda Alves. Editorial Presença.), sendo que duas talhadas finas de melão fornecem a mesma quantidade de açúcar que uma maçã de tamanho médio.


Comprar livro
Fruta muito apreciada, em virtude do sabor agradável e refrescante, tem poucas calorias – 30 calorias por 100 gramas de parte edível –, recomendando-se também a pessoas com excesso de peso. É rica em água, magnésio, vitamina C, carotenos (provitamina A) e fibras. O seu elevado teor de fibras e água favorece o trânsito intestinal.

O melão é verdadeiramente aconselhado para quem tem diabetes, devendo ser incluído na sua alimentação.

 
Fonte: Livro 100%SEM DIABETES, Eduarda Alves, Editorial Presença.

Click aqui para fazer download de exerto do livro    
 
Continuação de uma boa semana, com muita saúde e boa disposição!


Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves, 2008 a 2016. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.

Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 23.
 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Os laxantes emagrecem?




 Bom dia, como estão? Bem dispostos e cheios de saúde? Desejo que sim, e se não for o caso, lembre-se que “depois da tempestade vem a bonança” e que dias melhores virão.

 

Hoje vou responder a uma pergunta que me fazem com muita frequência, e que já quase que se tornou um mito no emagrecimento. Muitas pessoas fazem uso de laxantes de forma completamente indiscriminada, com o intuito de emagrecer.

 

Para emagrecer é necessário eliminar massa adiposa (a famosa gordurinha) e não fezes (cocó)! Os laxantes servem para promover a eliminação de fezes, e não de gordura!

 

Quando se tomam laxantes frequentemente, juntamente com a eliminação de fezes, são também eliminados líquidos e alguns minerais (como o sódio, potássio, magnésio, cálcio …), e apenas uma quantidade mínima de gorduras.

 

Quando toma laxantes, o peso que perde deve-se à eliminação de fezes e de líquidos, e não de gorduras.

 
Para emagrecer é fundamental mudar os seus hábitos alimentares, pois nós SOMOS O QUE COMEMOS e só assim se obtêm resultados realmente eficazes e duradouros.

 Continuação de uma boa semana e coma bem e viva melhor!


Cumprimentos vitaminados, Eduarda Alves.

Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves, 2008 a 2016. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.


Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana:
21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 23.