sexta-feira, 19 de outubro de 2012

PREVINA A GRIPE À DENTADA



Todas sabemos que mais vale “prevenir do que remediar”, e que “somos o que comemos”, constituindo motivos “de sobra” para que comecemos já a apostar na prevenção, e a reforçar o nosso sistema imunitário. 

Com uma alimentação equilibrada, variada e saborosa, que nos forneça todos os nutrientes e compostos bioactivos de que o nosso corpo necessita para se manter bem, conseguimos reduzir substancialmente, o risco de nos constiparmos ou até de termos gripe.

Alimentos que ajudam ao regular funcionamento do sistema imunitário, podendo contribuir para manter as constipações e síndromes gripais bem longe:

  • Cominhos – Fornecem óleos voláteis, ácidos gordos ómega-3 e 6, e vitaminas B1 e B2. 
  • Têm acção antibacteriana, estimulam a resposta imunitária e atenuam as reacções alérgicas. Podem ser adicionados nos chás, e em vários pratos.
  • Romã – O seu sumo é riquíssimo em antioxidantes, e possui uma acção bactericida e antiviral, ajudando a combater as infecções. 
  • Para retirar as sementes da romã, de forma mais fácil, basta cortá-la ao meio e bater-lhe de lado com uma colher de pau. Poderá guardá-las de imediato em saquinhos de congelação, congelá-las e utilizá-las posteriormente para preparar sumo. Quando fizer o sumo, deverá bebe-lo de imediato para que não perca as suas propriedades nutricionais.

· Gengibre – Ajuda a descongestionar a garganta, e estimula a libertação da expectoração. Pode colocar uma pitada de gengibre moído nos seus chás, ou adicioná-lo nas sopas.

· Cebola – Contém quercitina e bioflavonóides, que possuem acção antiviral e antibacteriana, ajudando a descongestionar e a desinflamar a garganta.

·         Tomilho – É rico em timol, o qual tem acção estimulante do sistema imunitário. Ajuda a prevenir e combater infecções respiratórias, favorecendo a eliminação da expectoração. Pode ser utilizado em chás, ou na preparação de pratos de carne, tofú, massas e arroz.

·         Nozes e sementes de abóbora – São ricas em zinco que potencia a actuação do sistema imunitário, e Ómega-3 que exerce acção anti-inflamatória.

·         Ananás – É muito rico em bromelaína (enzima proteolítica com propriedades anti-inflamatórias), vitaminas C e B6, cobre e magnésio.

·         Brócolos – Muito ricos em antioxidantes e ácido fólico. Ajudam a aumentar a formação de glóbulos brancos, contribuindo para a defesa contra as infecções respiratórias.

·         Iogurte – Contém microorganismos que recuperam a flora intestinal, evitam o desenvolvimento de bactérias indesejáveis, e reforçam o sistema imunitário, ajudando-nos no combate às infecções. Coma 2 por dia.

·         Alho - O alho tem acção antiviral e antibacteriana, pois ao mastigar, picar ou triturar os dentes de alho, mistura-se a aliina com a alinase (enzima existente no alho) dando origem à alicina, a qual é considerada um bom antibiótico. É rico em selénio, e vários antioxidantes, ajudando a melhorar as defesas do organismo, e a tornarmo-nos mais resistentes às doenças.

·         Laranjas, tangerinas, acerola, limões – São ricos em limoneno, vitamina C, carotenóides e vitaminas B3 e B5. Reforçam o sistema imunitário, reduzem as inflamações da garganta, ajudando a combater vírus e bactérias, responsáveis por constipações e estados gripais.

·         Água – É fundamental à vida, e necessária para todas as reacções bioquímicas que ocorrem no nosso corpo. Devemos beber cerca de 1, 5 a 2 litros diariamente. A água ajuda a eliminar toxinas, e a fluidificar secreções, ajudando-a a manter-se saudável. Manter as mucosas orais e nasais bem hidratadas, ajuda a evitar o desenvolvimento de vírus. Deverá ser bebida à temperatura ambiente, ou morna, nunca gelada.

·         Mirtilos, framboesas e amoras – Ricos em antocianinas, vitaminas C, E e B2, ácido elágico e taninos. Têm propriedades anti-inflamatórias, reforçam o sistema imunitário, e reduzem a tosse. Devem ser comidos crus.

Neste Inverno, consuma mais saladas, hortaliças, legumes e frutas, pois fornecem-lhe muitas vitaminas, minerais, antioxidantes, compostos bioactivos e fibras, que são fundamentais para a boa saúde do seu sistema imunitário.

Mais alguns cuidados para se prevenir das gripes e constipações:

·         Evitar o uso de aquecimentos, e os choques térmicos – É preferível vestir mais um casaco e calçar mais um par de meias, do que recorrer ao aquecimento, pois não seca as mucosas das vias respiratórias, é mais gradual e natural.

·         Saia bem agasalhada – Nos dias frios proteja-se bem, usando roupa quente e confortável. Não tenha vergonha de usar gorros e chapéus (até estão na moda), pois são excelentes para a protegerem do vento e do frio.

·         Lave as mãos – Deverá lavá-las frequentemente, e muito bem. As mãos estão permanentemente em contacto com vários microorganismos, que nos podem transmitir várias infecções, nomeadamente a gripe. Evite mexer na boca, olhos e nariz.

·         Durma bem – Procure dormir cerca de 8 horas por noite. Para além de a ajudar a manter-se com mais energia, é muito importante para a saúde do seu sistema imunitário.

·         Faça exercício físico – Ande a pé, suba as escadas, dance, e mexa-se sempre que possível. Está comprovado que quem tem uma maior actividade física, adoece menos. E ainda, aquece de forma natural!

Uma boa alimentação, ajudará a que passe um Inverno mais tranquilo, e se possível, longe das gripes e constipações.

Cumprimentos vitaminados,

Eduarda Alves.
Nutricionista – Membro efectivo da Ordem dos Nutricionistas

Acompanhe todas as novidades no Facebook e no Instagram

Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.


Consulta de Nutrição Clínica


Agualva-Cacém -Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55 / 91 846 57 44.


Lisboa - Hospital da Ordem Terceira Chiado: 21 323 03 00.



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Para quem precisa de emagrecer



Olá bom dia! Como vai? Espero que o melhor possível.
Por vezes quando precisamos de emagrecer, e estamos em processo de mudança, rumo a uma vida mais saudável e com mais qualidade de vida, existem pequeninas mudanças que nos podem ajudar.
Esta dica de hoje tem ajudado muitas pessoas. No entanto, cada pessoa é uma pessoa e deve ser tratada como tal.
Se lhe parecer bem para si, experimente! E espero que se sinta com uma maior motivação.

Hoje, pendure fotografias suas, de quando estava em boa forma, em pontos estratégicos, como junto ao frigorífico, à despensa, no carro, na secretária, …


Uma excelente semana, cheia de saúde e boa disposição!

Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.

Nutricionista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.


Consulta de Nutrição Clínica
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.

 
 
 
 
 
 
 
  
 

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Máscara esfoliante natural



Esta máscara esfoliante, é extremamente eficaz, sendo ainda muito fácil de preparar, natural e económica.

Numa tigela, coloque uma colher de sopa de mel de rosmaninho (ou de eucalipto), duas colheres de sopa de sal marinho fino e uma colher de chá de azeite.

Com a ajuda de uma pequena colher, misture muito bem, até obter um preparado cremoso e espesso.

Limpe bem a zona do rosto, pescoço e colo, antes de aplicar a máscara esfoliante.

Aplique no rosto, pescoço e colo, fazendo movimentos circulares, e insistindo mais nas zonas do nariz, queixo e testa. Deixe atuar durante cerca de 5 minutos, e lave o rosto com água fria ou morna.

De seguida, aplique o seu creme hidratante de rosto, massajando suavemente atá à sua completa absorção.

Com a continuação, sentirá a sua pele muito macia, e mais suave do que a mais pura das sedas.

Se fizer esta máscara esfoliante uma vez por semana, verá que a sua pele adquirirá um aspeto mais saudável, suave e jovem. Experimente já!

É muito importante sentirmo-nos bem na nossa pele!

Saudações nutritivas,

Eduarda Alves.

Clínica dos Alimentos – Telefone: 21 432 55 15.

www.clinicadosalimentos.pt

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A aveia ajuda a baixar o colesterol?



A aveia pode ser uma ajuda preciosa para que tem hipercolesterolémia (colesterol elevado no sangue), e existem múltiplos estudos científicos que o comprovam.

A aveia é bastante rica em fibras solúveis, que se unem à água e formam um gel. Essa reação também se dá no nosso intestino, contribuindo para uma redução da absorção do colesterol, quer do que ingerimos nessa refeição, quer do que está presente nos sucos biliares (segregados para ajudar na digestão das gorduras). Dessa forma, uma parte do colesterol não é absorvida, sendo eliminado através das fezes.

Se tem o colesterol elevado, beneficiará se ingerir uma colher de sopa de flocos de aveia, antes das refeições principais. Poderá adicionar aos flocos de aveia, um pouco de água, esperar alguns minutos e ingeri-los de seguida. Beba um copo de água de imediato, para aumentar o efeito.

Também poderá acrescentar 3 colheres de sopa de flocos de aveia, para uma panela de sopa de legumes, adicioná-los aos iogurtes, aos cereais, às saladas de fruta, …

Têm ainda a vantagem de reduzir a absorção de gorduras, de retardar a absorção dos hidratos de carbono (do arroz, massa, batata, pão,…), reduzir o apetite e de melhorar o funcionamento intestinal. Na quantidade certa, pode ser uma importante aliada para quem precisa de emagrecer.


Creme de legumes com aveia
Rendimento
Dez doses
 
Ingredientes
Uma talhada de abóbora, duas cebolas médias, uma beringela, 1 cenoura, dois pés de salsa, quatro dentes de alho, 3 colheres de sopa de flocos de aveia, 200 g de espinafres congelados, uma colher de sopa de azeite, água q.b., sal q.b. .
 
Preparação
Numa panela coloque a abóbora partida em pedaços, a cenouras em rodelas, as cebolas cortadas em pedaços, os espinafres, a beringela cortada em pedaços (depois de lavada e descascada), os dentes de alho, os flocos de aveia, a salsa picada (aproveite os talos), água e sal e deixe cozinhar. Quando estiver tudo cozido triture com a varinha mágica. Adicione o azeite, mexa, e a sopa está pronta.
 

 
Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.

Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.